quinta-feira, 14 de maio de 2015

O Desenvolvimento da Segurança no Trabalho no Brasil.

A Dois DezIndustrial deu início às suas operações em 02 de outubro de 2010. Uma empresa fundada por amigos empreendedores e visionários, que entenderam a demanda de um mercado carente e cheio de oportunidades. Para darmos início ao nosso Blog, nada mais justo que apresentarmos um breve relato da origem do segmento em que atuamos e seu desenvolvimento no Brasil.

As quedas ocorridas durante o trabalho em altura são uma das maiores causas de lesões e mortes, no Brasil e no mundo. O trabalho em altura é realizado principalmente nos setores da Construção Civil, Construção Naval, Conservação e Manutenção Predial, Elétrico, Industrial, Montagens Industriais, Telecomunicação, entre outros.

A história da segurança no trabalho no Brasil teve início em 15 de janeiro de 1919, quando foi regulamentada a primeira lei sobre acidentes de trabalho. Foi esse o ponta pé inicial da regulamentação dos direitos do trabalhador no que se refere à sua segurança, proteção e saúde. No entanto, a preocupação com a segurança do trabalho em altura no Brasil, é bem mais recente.

No Brasil, há 20 anos atrás, pouco se sabia sobre equipamentos e procedimentos que poderiam eliminar totalmente a exposição do trabalhador aos riscos do trabalho em altura ou oferecer-lhe maior segurança no caso de queda. O trabalhador era submetido a situações altamente arriscadas e estressantes e tinha que desempenhar seus trabalhos de maneira improvisada, alheios à própria sorte. O trabalho executado desta maneira era além de extremamente perigoso, pouco produtivo.

Nos anos 90 a abertura do mercado brasileiro, a entrada das empresas multinacionais possibilitou a introdução de novas práticas, conceitos e tecnologias que ocasionaram importantes mudanças ao trabalho em altura. O mercado brasileiro começou a entender que o trabalhador exposto aos perigos desse tipo de atividade deveria ser bem orientado e protegido. Isso não ocorreu milagrosamente, e sim pois com a entrada das leis de proteção ao trabalhador, os custos envolvidos em um acidente de trabalho se tornavam cada vez mais onerosos. Em 1995, a NR-18 de 1978 – Obras de Construção, Demolição e Reparos, mudou de título para Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e passou a ser a principal legislação regulamentadora da segurança e das condições de trabalho nos canteiros de obra do Brasil. A ela foi adicionado um subitem intitulado: Medidas de Proteção Contra Queda em Altura. Nele foram dispostos requisitos e procedimentos de proteção contra quedas e prevenção de acidentes no trabalho e altura realizado na Construção Civil. Esse foi um marco muito importante, pois pela primeira vez foi estabelecida uma recomendação técnica com amparo legal para o trabalho em altura.

Atualmente temos acesso à equipamentos ultramodernos e seguros, treinamentos e normas de padrão internacional. O Brasil já possui suas próprias Normas Regulamentadoras, e atuando diretamente na prevenção de quedas, temos a NR-35 (Trabalho em Altura), NR-18.13 (Medidas de Proteção Contra Queda em Altura), a NR-06 (Equipamentos de Proteção Individual) e uma gama de Normas Técnicas que trazem maior respaldo às práticas de segurança e ao trabalho em altura. Hoje, já não é mais aceitável que o trabalhador fique alheio à própria sorte enquanto executa um trabalho em altura, ou julgar que qualquer acidente seja um mero infortúnio do acaso. A educação do mercado e do trabalhador, a conscientização e o comprometimento destes com a segurança, foi, e permanece fundamental para melhorar as condições do trabalho em altura.


O trabalho em altura continua em constante evolução, e nós da Dois Dez acompanhamos de perto toda a sua movimentação. Mais que isso, contribuímos ativamente para seu desenvolvimento, participamos dos comitês responsáveis pela elaboração e revisão das principais Normas Regulamentadoras junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e das Normas Técnicas junto a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) relacionadas à trabalho em altura. Além disso, investimos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e soluções que tragam inovação ao mercado e maior segurança ao trabalhador através de nossos produtos.  






TRABALHADORES NA CONTRUÇÃO DO EMPIRE STATE BUILDING – NOVA IORQUE, EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário